O Dia de Acção de Graças (em inglês: Thanksgiving) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá. Este feriado é celebrado na quarta quinta-feira do mês de Novembro nos Estados Unidos da América e na segunda segunda-feira do mês de Outubro no Canadá.
Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, o Thanksgiving é um dia que as pessoas reservam para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia dedicado a orações e serviços religiosos. Nestes jantares, a abundância à mesa é a tónica: perú assado com recheio, molho de arandos, maçarocas de milho, puré de batata, pudim de tapioca e tarte de abóbora são algumas das iguarias que tradicionalmente se comem neste dia. [video]
A origem deste feriado remonta ao século XVII, mais precisamente a 1620. Foi a 16 de Setembro de 1620 que um grupo de "peregrinos" ingleses (os chamados Pilgrims) embarcou no Mayflower rumo à América.
Estes membros do protestantismo não se reviam totalmente na Igreja Anglicana (já vos contei sobre Henrique VIII e a criação da Igreja Anglicana na aula e já leram sobre a perseguição religiosa de Jaime I e o Gunpowder Plot aqui no blog), que consideravam ter-se reaproximado do catolicismo. Como tal, e para escapar à perseguição religiosa, primeiro fugiram para a Holanda e, posteriormente, para o Novo Mundo (como o continente americano era conhecido na altura).
A 11 de Dezembro de 1620, o Mayflower chega a Plymouth Rock, no actual estado norte-americano do Massachusetts, na costa leste (a atlântica). Os seus 102 passageiros pensaram ter chegado finalmente à terra onde poderiam viver em paz e ter a liberdade religiosa que pretendiam.
No entanto, o primeiro ano que passaram em solo americano foi terrível. Sem casas quentinhas e sólidas, sem alimentos em quantidade suficiente, e principalmente devido ao rigoroso inverno que enfrentaram, apenas 51 destes Pilgrims conseguiram sobreviver.
Sozinhos, numa terra desconhecida e com um clima hostil, estes Pilgrims só sobreviveram graças aos nativos norte-americanos, mais precisamente da nação/tribo Wampanoag (a mesma da Pocahontas, mais tarde), que os ajudou ensinando-lhes a cultivar a terra e os vegetais autóctones (milho, abóbora, bagas, frutos secos, etc).
Um ano depois, em 1621, no final da estação das colheitas, as primeiras colheitas em abundância, os sobreviventes convidaram os índios para um enorme banquete, tendo-se reunido, à mesa, colonos e índios. Nesta festa, os Pilgrims expressaram a sua religiosidade dando graças a Deus pela abundância de alimentos. Esta reunião ficou conhecida como o First Thanksgiving.
Nos primeiros tempos, os Dias de Acção de Graças eram, então, festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Acção de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida. Também é por esta mesma razão que no Canadá se celebra mais cedo. Como o Canadá está mais a norte, o rigor do inverno é maior e as colheitas são mais cedo.
Lembro apenas que, uns séculos mais tarde, os americanos viriam a chacinar grande parte dos nativos-americanos e a aniquilar nações índias inteiras, encurralando em reservas (?) uma minoria de sobreviventes...
No comments:
Post a Comment