Sunday 2 November 2008

Novas leituras

Hoje fui lanchar à FNAC e, como costuma acontecer comigo, não saí da loja sem comprar dois ou três livros. Os livros são a minha paixão. Se pudesse, lia tudo o que tivesse letras e uma lombada. Passaria o dia a ler. Neste momento, já tenho uma pilha enorme de livros à espera de serem lidos. O tempo é que cada vez mais é mais escasso....

Desta feita trouxe comigo este meu novo amigo: Carbono Alterado de Richard Morgan, numa edição da Saída de Emergência.



Deixo aqui a sinopse.
No século XXV é difícil morrer para sempre. Os humanos têm um stack cortical implantado nos corpos onde a consciência é armazenada, podendo ser feito um download para um novo corpo se necessário. E enquanto o Vaticano tenta banir essa actividade para os católicos, o secular multimilionário Laurens Bancroft contrata Takeshi Kovacs para descobrir quem assassinou o seu último corpo. A polícia diz que foi suicídio, mas Bancroft sabe que nunca se mataria. A consciência de Kovacs, cujo último corpo acabara de ter uma morte violenta a muitos anos de luz da Terra, é inserida no corpo de um polícia para investigar este estranho caso. E, para o resolver, Kovacs terá, entre outras coisas, de destruir alguns inimigos do passado e lidar com a atracção que sente por Kristin Ortega, a mulher que amava o corpo onde ele agora se encontra.
Num mundo onde a tecnologia já oferece o que a religião apenas promete, onde os interrogatórios em realidade virtual significam que se pode ser torturado até à morte e depois recomeçar de novo, e onde existe um mercado negro de corpos, Kovacs acaba de descobrir que a última bala que lhe desfez o peito é apenas o começo dos seus problemas…

O escritor britânico Richard K. Morgan foi cabeça de cartaz do Fórum Fantástico 2008. Recentemente galardoado com o Prémio Arthur C. Clarke pelo seu sexto romance, o autor veio a Portugal lançar Carbono Alterado, o seu romance de estreia, um cruzamento entre o género policial e a ficção científica.

"Denso e movimentado, Carbono Alterado é uma mistura intrigante da imaginação de William Gibson, da violência do cinema japonês, da envolvência do roman noir e do charme de Blade Runner", diz a capa. Convenceu-me.

Elogiado pela crítica e pelos leitores anglo-saxónicos, os direitos para cinema de Carbono Alterado foram já adquiridos por Joel Silver, produtor de filmes como V de Vingança, Predador e Matrix.

Já agora, deixo-vos o excelente cartaz deste FF2008, que se realizou no mês passado, em Lisboa.

No comments: