Sunday, 30 November 2008

Saint Andrew's Day (Scotland)

No dia 30 de Novembro, os Escoceses por todo o mundo celebram o Dia de Santo André, o santo padroeiro da Escócia.

A bandeira escocesa, também conhecida como Saltire, representa uma cruz de Santo André. Estima-se que seja uma das mais antigas bandeiras nacionais, remontando ao século XII.

Quem foi Santo André?

Santo André é o santo padroeiro da Escócia. Foi um dos 12 apóstolos (discípulos de Jesus) e era irmão de Simão Pedro (São Pedro). Era pescador de profissão e vivia na Galileia (hoje, Israel).

Diz a tradição que terá sido crucificado no dia 30 de Novembro do ano 60 d.C., numa cruz dita Crux decussata (em forma de X), a qual tomou o nome de Cruz de Santo André.

Segundo uma lenda escocesa, os seus restos mortais terão sido, mais tarde, transladados para uma cidade na Escócia.

Porque é que o símbolo de Santo André é uma cruz diagonal branca sobre fundo azul?

Acredita-se que Santo André terá morrido numa cruz diagonal que os Romanos também usavam para executar os prisioneiros/criminosos (a crucificação era um dos métodos romanos mais usados na altura, mas a cruz diagonal não era tão usada quanto a vertical). Terá sido o próprio Santo André a pedir para ser crucificado numa cruz diagonal, pois acreditava que não era digno de morrer no mesmo tipo de cruz que a usada para Jesus Cristo. Daí ter ficado conhecida como cruz de Santo André. O azul do fundo simboliza o céu.

Santo André é celebrado por todos os cristãos, tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Ortodoxa (Grega e Russa).

Factos, costumes e tradições

O Dia de Santo André está ligado ao Advento, que se inicia no domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, e que marca a abertura dos mercados de Natal.

Muitos dos costumes e superstições populares escoceses estão relacionados com o Dia de Santo André. Por volta da meia-noite do dia 29 de Novembro, a véspera do dia de Santo André, era tradição as raparigas pedirem um marido ao santo. Elas expressavam um desejo e procurariam um sinal em como Santo André as teria ouvido. Uma rapariga que quisesse casar deveria atirar um sapato a uma porta. Se a ponta do sapato apontasse na direcção da saída, então ela casar-se-ia e deixaria a casa dos pais no espaço de um ano.

Apesar de já ser instituído como feriado nacional na Escócia (desde 2006), o dia que mais se associa a dia nacional escocês ainda é outro, que se celebra em Janeiro, e que mais tarde (na altura certa) colocarei aqui no blog.

Folclore escocês

O folclore escocês é muito rico. Toda a tradição gaélica e das lendas arturianas, dos dragões mágicos às bruxas, passando por figuras históricas como o herói William Wallace e outras mitológicas como o Monstro do Lago Ness, o folclore escocês é vastíssimo. Alguns aspectos de interesse: o kilt, as bagpipes, os clans, os tartans, e tantos outros...

No comments: