Thursday, 6 November 2008

Remember, remember the fifth of November

Com a comoção toda da eleição do novo presidente norte-americano, esqueci-me que ontem se celebrou o Guy Fawkes (Guy Fawkes Day) no Reino Unido. Esta celebração anual, que também é conhecida como Bonfire Night ou Cracker Night, comemora-se lançando fogo-de-artifício e queimando efígies de Guy Fawkes em fogueiras.

Em 1605, um grupo de católicos planeou fazer explodir o parlamento (Houses of Parliament) em Londres. Entre eles, encontrava-se um jovem chamado Guy Fawkes, que acabou por ficar conhecido como o mais famoso traidor britânico.

Desde o reinado de Henrique VIII (Henry VIII) que a Inglaterra estava dividida entre católicos e protestantes, com ambas as facções a lutarem pelo trono. Depois da morte da Rainha Isabel I (Queen Elizabeth I), em 1603, os católicos ingleses (que haviam sido brutalmente perseguidos sob o seu reinado) esperavam que o seu sucessor, o rei Jaime I (King James I), fosse mais tolerante para com a sua religião. Até porque a mãe de Jaime I era católica. Mas tal não aconteceu. Jaime I, protestante/anglicano fervoroso, era tão intolerante para com os católicos como Isabel I. Foi então que um grupo de homens, 13 para ser exacta, resolveu que o caminho a seguir era o da acção.

Um pequeno grupo, sob a liderança de Robert Catesby, decidiu que a única coisa a fazer era explodir as Houses of Parliament. Desta forma, esperavam matar o rei Jaime I, o Príncipe de Gales (seu sucessor) e uma série de membros do parlamento que dificultavam a vida aos católicos. Se fosse hoje, estes homens seriam considerados extremistas ou, mesmo, terroristas.

Para executar o seu plano, os conspiradores conseguiram introduzir 36 barris de pólvora nas caves mesmo por baixo da Câmara dos Lordes (House of Lords), uma das "casas" do parlamento. Este plano ficou conhecido como o Gunpowder Plot.

Contudo, alguns dos conspiradores perceberam que o plano iria vitimar também inocentes e terão enviado uma carta anónima a denunciar a conspiração. Ao tomar conhecimento desta conspiração, as forças do rei contra-atacaram, tendo encontrado o jovem Guy Fawkes, juntamente com os 36 barris de pólvora, nas ditas caves, nas primeiras horas do dia 5 de Novembro. Guy Fawkes foi, assim, apanhado, torturado e executado.

Nessa mesma noite (5 de Novembro de 1605), acenderam-se inúmeras fogueiras (bonfires) para celebrar a segurança do rei, após o plano para o assassinar ter sido gorado. Desde então, o dia 5 de Novembro é conhecido como Bonfire Night. Todos os anos, comemora-se o evento com fogo-de-artifício, para lembrar como poderia ter sido se os 36 barris de pólvora tivessem efectivamente explodido, e executando o traidor Guy Fawkes em fogueiras.

Também ficou um poema, que as crianças repetem nesta noite:

Remember, remember the fifth of November,
The gunpowder, treason and plot,
I know of no reason
Why gunpowder treason
Should ever be forgot
Guy Fawkes, Guy Fawkes, ’twas his intent
To blow up the King and Parliament.
Three score barrels of powder below,
Poor old England to overthrow;
By God’s providence he was catch’d
With a dark lantern and burning match.
Holloa boys, holloa boys, make the bells ring.
Holloa boys, holloa boys, God save the King!
Hip hip hoorah!


Curiosidade 1
Hoje em dia usamos a palavra "guy" significando "tipo", "homem" ou "pessoa", como na frase "that guy across the street" (aquele tipo no outro lado da rua). Não é certo, mas existe a teoria que a palavra "guy" poderá ter tido origem em Guy Fawkes e na prática de fazer uma efígie dele para queimar nas fogueiras a 5 de Novembro. Ainda hoje, as crianças ao correr pelas ruas a tentar arranjar dinheiro para comprar fogos-de-artifício dizem "a penny for the guy" (um tostão para a efígie). Terá sido a partir deste "guy" (efígie) que se partiu para o actual "guy" (tipo).

Curiosidade 2
"V for Vendetta" é uma banda desenhada com argumento de Alan Moore e ilustrada por David Lloyd. Esta novela gráfica situa-se num Reino Unido distópico, onde um misterioso anarquista mascarado autodenominado "V" procura destruir o governo totalitário de Londres. Desta obra gráfica, foi feita uma adaptação ao cinema em 2006. Umas das cenas mais famosas do filme é quando "V" faz explodir as Casas do Parlamento. Uma clara alusão a Guy Fawkes. Assim como a sua máscara!



No comments: