Thursday, 11 November 2010

Remembrance Day ou Poppy Day ou Veteran's Day ou Dia do Armistício

Hoje, 11 de Novembro, comemora-se em quase todo o mundo a memória dos soldados mortos em palcos de guerra. Originalmente, este dia marcava o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-18), mas agora a sua comemoração estende-se a todas as guerras e mortos em combate.

Em Portugal, e na maioria dos países da Europa continental, chama-se Dia do Armistício. No Reino Unido, é chamado de Remembrance Day ou, também, Poppy Day. Nos EUA e no Canadá é conhecido por Veteran's Day.

Neste dia, há 92 anos, à 11.ª hora do 11.º dia do 11.º mês, foi assinado o armistício (um tratado de paz) entre os Aliados e o Império Alemão, com o objectivo de pôr fim às hostilidades na frente ocidental (Bélgica, França e Holanda), mais precisamente nos campos da Flandres, um dos mais sangrentos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial.

Foi precisamente nos campos da Flandres, na que ficou conhecida como Batalha de La Lys, que o Corpo Expedicionário Português foi chacinado pelas forças alemãs, tendo perdido cerca de 7.500 homens, entre mortos, feridos, desaparecidos e feitos prisioneiros.

Apesar da Batalha de La Lys ter sido, em termos tácticos imediatos, uma pesada derrota para os portugueses, a mesma acabou por dar origem a uma vitória estratégica para as forças aliadas. Ou seja, enquanto as tropas portuguesas tentavam resistir à investida dos alemães, estas 4 horas de batalha deram a oportunidade ao corpo britânico de se organizar e, posteriormente, derrotar os alemães. Sem os mortos portugueses, não teria havido vitória dos Aliados.

Em Portugal, as cerimónias comemorativas do 92.º Aniversário do Armistício irão decorrer no próximo dia 13, sábado, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, com início às 14h30m. O Museu dos Combatentes (Forte do Bom Sucesso), situado no mesmo espaço, tem várias exposições abertas ao público que poderão ser visitadas. Para consultarem o programa e saberem mais, vão ao sítio da Liga dos Combatentes. E se tiverem oportunidade, passem por Belém e participem.

Costumo seguir a cerimónia ímpar que todos os anos ocorre em Londres. Mas a grande celebração é no domingo mais próximo do dia 11 de Novembro. A esse domingo os britânicos chamam "Remembrance Sunday". Este ano, será no domingo dia 14.

O hábito de usar papoilas (poppies) em homenagem aos mortos de guerra começou com o poema "Nos Campos da Flandres", do oficial médico canadiano John McCrae. No poema, o autor olha para os campos da Flandres cobertos de papoilas vermelhas onde antes o vermelho era o do sangue dos seus colegas de armas. No poema, os mortos pedem aos sobreviventes que honrem a memória do sacrifício e prossigam a sua causa.

A tradição de usar a papoila na lapela persiste no Reino Unido, no Canadá e em muitos outros países, embora nunca tenha visto um americano com uma papoila vermelha ao peito no dia 11 de Novembro.


No comments: