Tuesday, 24 February 2009

Pancake Day

No Reino Unido, a terça-feira de Carnaval é também conhecida por Pancake Day ou Shrove Tuesday. Este é o único dia do ano em que quase toda a gente come uma panqueca e que marca o início da Quaresma.

Neste dia, é tradição comer panquecas, virar panquecas no ar e participar em corridas de panquecas (corridas em que, além de correr, o participante deve lançar uma panqueca ao ar e apanhá-la na frigideira repetidamente ao mesmo tempo que corre).

Tal como o Carnaval para nós (que tradicionalmente celebra o último dia de excessos antes da Páscoa), o Pancake Day também tem uma vertente religiosa. Comer panquecas neste dia tem como origem a mesma tradição cristã da Quaresma.

Neste período, tanto lá como cá, o jejum religioso e a abstinência imperavam e todos os alimentos ricos eram evitados e postos de parte. De forma a esvaziar as despensas destes alimentos (ovos, açúcar, manteiga), os britânicos começaram a cozinhar estes ingredientes no último dia antes do período da Quaresma. E foi assim que, nas ilhas britânicas, surgiram estes bolos achatados, bem como o dia a eles dedicado.

Contudo, hoje em dia, qualquer um, independentemente da sua confissão religiosa, celebra o Pancake Day.

Na tradição judaico-cristã, a Quaresma (=40 dias) começa na quarta-feira de cinzas, o dia a seguir à terça-feira de Carnaval, e dura seis semanas e meia até ao Domingo de Páscoa, sem se contabilizar os domingos. A última semana da Quaresma inicia-se com o Domingo de Ramos, o dia em que Jesus Cristo entrou em Jerusalém. Nessa mesma semana, lembra-se ainda a última ceia (na quinta-feira) e a crucificação e morte de Jesus Cristo (na Sexta-feira Santa), celebrando-se a sua ressurreição no Domingo de Páscoa.


A panqueca inglesa é um bolo muito fino, redondo e achatado, feito de uma massa à base de ovos, leite, açúcar e manteiga, e cozinhado numa frigideira. A tradicional panqueca inglesa é servida imediatamente após a sua confecção, polvilhada com açúcar em pó e regada com gotas de sumo de limão fresco.


No comments: